10 de Fevereiro de 2022
Placas Ídolos de Grés Regressam ao Museu Interativo do Megalitismo

Placas Ídolos de Grés regressam à Sala de Exposições do Museu Interativo do Megalitismo de Mora, após cedência temporária para a Exposição “Ídolos. Miradas Milenares” que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia, entre 9 de abril e 17 de outubro de 2021.

Estas Placas Antropomórficas (com forma humana) de Grés (arenito) provêm das escavações iniciadas em 2003 pela equipa do Prof. Dr. Jorge Oliveira, na Anta da Horta, Coudelaria de Alter do Chão, cuja construção data do Neolítico Antigo.

Alguns investigadores sugerem que são representações do divino, a deusa-mãe grávida, cujas mãos estão colocadas sob o ventre. Uma delas apresenta também gravado um colar, numa alusão à geometria através dos triângulos.

As Placas Ídolos de Grés foram cedidas temporariamente ao Museu Interativo do Megalitismo de Mora pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).