02 de Março de 2022
Monumentos Megalíticos do Concelho de Mora em processo de classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano

Os 179 monumentos megalíticos localizados no Concelho de Mora e, identificados tanto no Plano Diretor Municipal (PDM), como na Carta Arqueológica do Concelho, encontram-se em processo de classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano.

Dos 179 monumentos megalíticos que compõem esta vasta lista, destacamos, por exemplo, na freguesia das Brotas, a Anta de Santa Cruz 1 ou o Menir de Cabeço de Areia. Já na freguesia de Cabeção destacamos a Anta dos Pardais 3 e da Moita 1, enquanto que em Mora tem a Antinha e a Sepultura do Montinho de Cima. Para terminar, e porque a freguesia de Pavia é a principal referência do megalitismo no concelho de Mora, pode visitar a emblemática Anta-Capela de S. Dinis e o Cromeleque das Fontainhas.

O processo de classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano contempla concelhos de 5 distritos, Évora, Portalegre, Beja, Setúbal e Santarém, sendo que o Concelho de Mora é o terceiro concelho com um maior número de monumentos megalíticos.

A proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pretende a classificação do Megalitismo Alentejano, num conjunto que totaliza 2049 monumentos megalíticos, onde 147 dos quais se encontram classificados e 1902 sem classificação. A proposta é sustentada pelos pareceres técnicos e científicos do Professor Doutor Vitor Gonçalves e da Professora Doutora Ana Catarina Sousa da Faculdade de Letras e Lisboa e, do Professor Doutor Paulo Pereira da Faculdade de Arquitetura de Lisboa.