Os 179 monumentos megalíticos localizados no Concelho de Mora e, identificados tanto no Plano Diretor Municipal (PDM), como na Carta Arqueológica do Concelho, encontram-se em processo de classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano.
Dos 179 monumentos megalíticos que compõem esta vasta lista, destacamos, por exemplo, na freguesia das Brotas, a Anta de Santa Cruz 1 ou o Menir de Cabeço de Areia. Já na freguesia de Cabeção destacamos a Anta dos Pardais 3 e da Moita 1, enquanto que em Mora tem a Antinha e a Sepultura do Montinho de Cima. Para terminar, e porque a freguesia de Pavia é a principal referência do megalitismo no concelho de Mora, pode visitar a emblemática Anta-Capela de S. Dinis e o Cromeleque das Fontainhas.
O processo de classificação como património cultural do Megalitismo Alentejano contempla concelhos de 5 distritos, Évora, Portalegre, Beja, Setúbal e Santarém, sendo que o Concelho de Mora é o terceiro concelho com um maior número de monumentos megalíticos.
A proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pretende a classificação do Megalitismo Alentejano, num conjunto que totaliza 2049 monumentos megalíticos, onde 147 dos quais se encontram classificados e 1902 sem classificação. A proposta é sustentada pelos pareceres técnicos e científicos do Professor Doutor Vitor Gonçalves e da Professora Doutora Ana Catarina Sousa da Faculdade de Letras e Lisboa e, do Professor Doutor Paulo Pereira da Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
𝘔𝘶𝘴𝘦𝘶 𝘥𝘰 𝘔𝘦𝘨𝘢𝘭𝘪𝘵𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘳𝘢, 𝘶𝘮𝘢 𝘱𝘦𝘥𝘳𝘢𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘦𝘮𝘰𝘤̧𝘢̃𝘰!