15 de Abril de 2024
Iniciativas do 50º Aniversário do 25 de Abril no Museu do Megalitismo

A Sala de Atividades do Museu Interativo do Megalitismo recebeu na noite de sexta feira, 12 de abril, mais uma iniciativa alusiva às comemorações do 50º aniversário do 25 de abril.

O serão foi composto pela abertura da exposição “Pintar Abril – 50 anos de Abril”, resultado do concurso lançado à comunidade escolar pelo Município de Mora, divulgação dos vencedores do concurso e entrega de lembranças alusivas à efeméride, e a Tertúlia “Conhecer e refletir sobre o passado para construir o futuro”.

A Tertúlia teve moderação de Custódia Casanova e participaram seis jovens oradores do Concelho de Mora, Joaquim Varela, Inês Pereira, Fernando Ferreira, Raquel Gameiro, Rita Coelho e David Martins.

Num momento de clara emoção, reflexão e partilha de histórias e opiniões, a moderadora Custódia Casanova começou por fazer uma retrospetiva, com base na visualização de algumas imagens, do que foram os tempos antes da Revolução dos Cravos. Lançando o repto aos jovens oradores que abordaram temas tão importantes como a educação, as artes, os presos políticos, a política atual, entre outros. Sendo que alguns deles contaram com a ajuda, por exemplo, dos respetivos avós, que viveram na primeira pessoa o 25 de abril e lhes falaram das dificuldades do antes e as mudanças do pós-Revolução. Uma iniciativa em tudo enriquecedora, na qual o público presente também participou.

A exposição “Pintar Abril – 50 anos de Abril está patente até 28 abril.

Museu do Megalitismo de Mora, uma viagem à Pré-História!