Exterior do Museu Gruta Mapa do Megalitismo Cromoleque das Fontaínhas
Anterior
Próximo

Educação

Projecto Pedagógico

Pedra a Pedra, um conto narrado nunca antes imaginado

O Museu Interactivo do Megalitismo de Mora abriu as suas portas ao público no dia 15 de Setembro de 2016.

Com o propósito de garantir uma evolução sustentada ao longo do tempo, elegemos como prioridade, logo desde o início, o desenvolvimento do Projecto Educativo, que, numa perspectiva de complementaridade, abordasse, nomeadamente, o programa escolar da disciplina de História e Geografia dos 5º e 7º anos na parte que respeita à Pré-História. Pretendemos, deste modo, facultar aos professores ferramentas que, de forma prática, possam complementar a matéria leccionada.

Neste sentido, recriámos algumas actividades do quotidiano pré-histórico, que poderão, por exemplo, ensinar a talhar, a produzir cerâmicas ou a caçar. Com o objectivo de abranger outros públicos-alvo, desenvolvemos ainda actividades para crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, bem como para os alunos do secundário.

No que concerne os visitantes mais novos, procuramos incentivar a criatividade. Aos adolescentes, propomos-lhes algumas actividades que, directa ou indirectamente, estão ligadas às profissões relacionadas com a Arqueologia.

De um modo geral, a todas as faixas etárias, apresentamos, através de actividades ao ar livre, de oficinas, de colóquios e palestras, a riqueza e diversidade do valioso Património Cultural existente no Concelho de Mora.

Em estreita parceria, Museu Interactivo do Megalitismo de Mora e Fluviário de Mora oferecem a possibilidade de aquisição de bilhetes conjuntos para grupos e particulares, mas também actividades relacionadas com a temática da água.

Independentemente da idade e escolaridade, todos os visitantes encontrarão certamente actividades feitas à sua medida, respondendo assim às expectativas e interesses de cada um.

Foi neste sentido que o Serviço Educativo do Museu Interactivo do Megalitismo de Mora elaborou um programa pedagógico com um diversificado leque de actividades adaptadas aos diversos públicos-alvo.

O nosso principal objectivo é oferecer diversas actividades geradoras de reflexão e que favoreçam a troca de experiências em torno de estratégias pedagógicas sobre o património cultural, e que respondam de forma qualificada à exigência dos diversos públicos-alvo.

Projecto Pedagógico - Pedra a Pedra, um conto narrado nunca antes imaginado