Museu Interactivo do Megalitismo
10 de Novembro de 2025
Bolota, desde o Paleolítico até aos dias de hoje!

Hoje, dia 10 de novembro, é o Dia Mundial da Bolota. Um alimento essencial na Pré-História, consumida desde o Paleolítico e, especialmente, importante em Portugal na Idade do Bronze. A bolota era torrada e moída para fazer farinha e pão, contornando a escassez de cereais. 

Para a tornar comestível, era necessário retirar o seu sabor armago (devido aos taninos), através da imersão em água fria, cozedura ou mistura com cinzas quentes (assadas), como comprovam os vestígios arqueológicos em Portugal. Mesmo antes da introdução de cereais do Levante na dieta mediterrânica, a bolota era uma das principais fontes de alimento. 

Também os Lusitanos obtinham farinha das bolotas com que faziam pão, o que ainda é feito hoje em dia. Ainda durante vários séculos as bolotas foram usadas para alimentar e engordar animais de criação. Nos dias de hoje, as propriedades alimentícias e de cosmética das bolotas são valorizadas por cientistas de todo o mundo, por isso são bastante apreciadas, sendo que também são utilizadas na culinária regional e gourmet portuguesa.

Museu do Megalitismo de Mora, uma viagem à Pré-História!

Bolota